sábado, 15 de outubro de 2011

Celebração do Compromisso


Celebração do Compromisso

Guião da celebração do Compromisso das catequistas, pais e crianças, realizada no passado Domingo, dia 9 de Outubro na nossa comunidade paroquial. 

Admonição inicial
É com alegria, que nos encontrámos, de novo, à volta da mesa da Palavra e da Eucaristia. Somos a família de Deus, que se une e reúne, para começar e recomeçar, tomar e retomar o caminho com Jesus, para vir à Missa e dela partir sempre em Missão.
Por isso, queremos hoje, assumir o compromisso, diante da nossa comunidade paroquial, de participar nesta missão de sermos educadores na fé destas crianças e adolescentes que hoje iniciam uma nova etapa nos caminhos da fé.


Ofertório

Catecismo
Eis a nossa pequena Bíblia. Por ela aprenderemos a conhecer–Te melhor, a falar Contigo e a descobrir–Te como grande Amigo.

Bíblia
Senhor, Jesus é o Evangelho vivo e activo, a testemunha que nos ensina a dar sentido à vida. Aceita-nos como ouvintes e seguidores da Tua Palavra.

Lápis
o nosso companheiro de catequese. Com ele registamos os teus grandes ensinamentos para que mais tarde os possámos recordar e viver à luz deles. Faz Senhor, com que fiquem também registados no nosso coração.

Borracha
Senhor, aceitai esta borracha. Na escola, é ela que nos ajuda a corrigir os nossos erros de escrita. Hoje pedimos-te que nos auxilies nesta caminhada na fé, a apagar do nosso coração os sentimentos maus de modo a seguir o teu exemplo.

Pauta de música 
Senhor, aceitai estas pautas de música. Símbolo da alegria, com que nos dispomos a conhecer a tua palavra. Faz com que ao longo deste ano de catequese descubramos a “melodia” do teu exemplo.


Compromisso

Caríssimos pais:

Pedis a Catequese para os vossos filhos, porque quereis educá-los na fé.
Deveis estar dispostos a participar em tudo o que a Igreja vos propõe para exercer esta vossa missão.

Compromisso dos catequizandos

P - E vós, meninos e meninas, quereis ser fiéis à Eucaristia e à Catequese, para crescerdes na fé e na amizade com Cristo e no serviço à sua Igreja? 
Catequizandos - Sim, queremos!

Celebrante – Na verdade, se é este o vosso propósito, comprometei-vos, perante Deus e a Comunidade.

Eu, chamado por Deus à vida
e a encontrar em Jesus a Vida nova,
quero seguir Jesus, fielmente e até ao fim,
como seu amigo e discípulo,
e por isso, venho hoje,
diante do Senhor e de todos os presentes,
comprometer-me a ser fiel
à participação na Eucaristia e na Catequese,
a fim de ser e crescer como verdadeiro  filho de Deus.


Compromisso dos catequistas

P- Estimados catequistas, estais convictos de que Deus vos chama, em razão do vosso baptismo e pelo dom do Espírito, a anunciar a Boa Notícia aos vossos catequizandos? 
R: Sim, estamos!

P- Estimados catequistas, estais convictos de que este chamamento e a relação com Jesus Cristo, são o verdadeiro motor da acção catequética?

R: Sim, estamos!

P- Estimados catequistas, estais convictos de que a formação, oferecida pela Igreja, vos ajuda a estarem «aptos para a comunicação da mensagem cristã?
R: Sim, estamos!

Celebrante – Na verdade, se é este o vosso propósito, comprometei-vos, perante Deus e a Comunidade.


Catequistas
Na presença de Deus, da Igreja e da nossa comunidade paroquial à qual pertencemos e com a qual nos sentimos identificados, comprometemo-nos: a transmitir a Boa Nova da salvação que o Senhor nos deixou, não somente através da Palavra, mas também do testemunho da nossa vida.
Assim, para que consigamos assumir aquilo a que nos comprometemos, entregamos o nosso trabalho nas mãos de Maria, com a certeza do Seu auxílio permanente.

Celebrante
Confirmai, Senhor, com a vossa bênção paterna,
a decisão destes vossos filhos que  desejam dedicar-se ao serviço da educação cristã,
através da catequese, do ensino escolar e da vivência familiar.
Fazei, Senhor, que aquilo que aprendem na meditação da vossa palavra
e no estudo da mensagem cristã,
se esforcem por ensiná-lo a todos os que lhe foram confiados,
não só pela palavra mas também pelo exemplo
e, juntamente com eles, vos sirvam com alegria.
Por Nosso Senhor. 



Sem comentários:

Enviar um comentário